terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Guia de musculação 16 semanas FitSeven

Post image for Guia do Iniciante: 1ª Semana

Guia do Iniciante: 1ª Semana

Aqui deixamos algum material para os ectomorfos que tenham dificuldade em ganhar peso. Seguindo nossas dicas, você vai ser capaz de ganhar até 7 kg de músculo em um programa de três meses.

Como o novato pode ganhar entre 5 a 7 quilos de músculo?

Se tem mais de 18 anos, sempre foi magro e deseja agora criar um corpo sarado e musculado, o FitSeven ajudar você a começar o treinamento adequado. Se seguir as nossas recomendações terá grandes chances de ganhar entre 5 a 7 quilos de músculo em apenas três meses de programa.
Vamos ensinar você a treinar e a se alimentar corretamente, vamos lhe explicar o que precisa fazer para que seus músculos finalmente cresçam. Depois de concluir este nosso programa você terá virado um praticamente “entendido” e vai se aperceber como a maioria das pessoas na academia segue esquemas de treino errados.

Menores de 18 anos podem treinar?

Como já anteriormente referimos, não recomendamos a prática destes exercíciosa jovens com menos de 18 anos porque eles exercem uma pressão vertical na coluna vertebral através dos agachamentos, do press militar ou até mesmo da rosca direta com barra.
A execução de exercícios pesados tanto pode travar o crescimento do adolescente, como ser a causa de lesões, uma vez que nesta fase os ossos ainda não estão ainda totalmente formados. Não é por acaso que em alguns países se proíbe a prática esportiva em academias a jovens com menos de 18 anos.

Genética e somatotipos

A constituição física da maioria das pessoas pode se dividir em três tipos: aquelas naturalmente magras, as pessoas gordas por natureza e as esportivas por natureza. O próprio conceito de compleição física é chamado de “somatotipo”, enquanto que os diferentes tipos acima mencionados são denominados de ectmorfo, endomorfo e mesomorfo, respectivamente.
Vamos dedicar alguns de nossos artigos aos ectomorfos – aqueles que têm dificuldade em ganhar não apenas peso, mas também massa muscular. A principal vantagem deste tipo físico está no fato de os endomorfos serem, de todos, os que têm mais facilidade em criar um corpo harmoniosamente desenvolvido.

Como determinar o seu somatotipo?

A maneira mais fácil para determinar o seu somatotipo é medindo o seu pulso na parte do osso: o ectomorfo tem um perímetro de pulso com menos de 17,8 cm, o mesomorfo – entre 17,8 e 19 cm e o endomorfo terá mais de 19 cm (estes valores são válidos para pessoas com altura até 1,60 m).
Poderá medir o seu pulso mesmo sem fita métrica. Basta apenas que o agarre com a outra mão e tente fazer com que o polegar toque o indicador: o ectomorfo conseguirá juntar esses dois dedos facilmente, o mesomorfo com alguma dificuldade e o endomorfo simplesmente não conseguirá.

Como os mais magros conseguem ganhar peso?

A principal dificuldade dos ectomorfos em ganhar peso consiste no fato de seus corpos não estarem preparados para acumular energia suficiente nem para um treino de força, nem para a posterior recuperação e crescimento do tecido muscular.
Os ectomorfos não estão acostumados a comer muito e, geralmente, não cobrem sequer a necessidade diária de calorias. É importante que num programa de crescimento muscular você ingira diariamente 20% de calorias acima da norma e, no mínimo, 1.5 gramas de proteína por cada quilo do seu peso.

Erros de novatos

Na maior parte das vezes, ao entrar em uma sala de treino de academia, o novato não sabe por onde começar e então copia e a repete aquilo que vê os outros fazerem: malha nos aparelhos em 10 ou 12 exercícios diferentes por cada sessão, seguindo o esquema: 2ª feira – costas, 4ª feira pernas, 6ª feira peito, ou algo do gênero.
O problema é que este esquema de treinamento é absolutamente inútil para iniciantes que tenham dificuldade em ganhar massa muscular. Eles precisam de treino um básico formado apenas por aqueles cinco exercícios que maior influência exercem sobre o metabolismo.
LEIA TAMBÉM:
Como o novato pode ganhar entre 5 a 7 quilos de músculo rapido? Série de artigos "Guia do Iniciante".

Como o novato consegue ganhar músculo?

A primeira do nosso programa de 12 semanas será a de introdução e familiarização. Nela, o seu principal objetivo deve ser estudar e aprender a técnica correta de execução de cada exercício. Nessa primeira semana você terá três sessões de treino de 30 a 40 minutos, com 10 minutos de aquecimento antes e 5 a 7 minutos de alongamentos depois.
Programa de treinamento: 1ª Semana
Dieta: 1ª Semana
Para descobrir a quantidade de nutrientes que precisa obter a mais, terá que avaliar o que come – para isso tem que anotar tudo o que consome ao longo do dia e no final do dia calcular o conteúdo total consumido de proteínas, gorduras, carboidratos e calorias.
***
Nesta série de artigos “Guia do Iniciantes” vamos explicar como podem ganhar massa muscular aqueles que sempre tiveram dificuldade em ganhar peso (os ectomorfos). Se seguir as recomendações das FitSeven qualquer novato conseguirá ganhar até 7 kg de músculos nos três meses que duram o nosso programa.
Leia mais:
Material utilizado:
  • © 2010-2013 FitSeven Network. Todos os direitos desta publicação pertencem à FitSeven, Lda. É proibido reproduzir este material em qualquer idioma sem a devida autorização prévia por escrito. A utilização da ilustração é feita com acordo do banco de imagens Shutterstock.

Guia do Iniciante: 2ª Semana

Quantas vezes é preciso malhar por semana para ganhar massa muscular? Que exercícios devem ser executados? E por que o treinamento com barra proporciona os melhores exercícios?

Técnica de treinamento para iniciantes

Após algum tempo frequentando a academia, a maioria dos iniciantes começa a se sentir mais seguro, aumenta o peso operacional e se aventurar em programas de treino mais complexos, já para não mencionar o fato de que eles próprios começam a explicar aos outros como malhar corretamente.
Sem terem mesmo a mínima ideia de como bombar os músculos, eles se limitam a copiar o que veem, e veem, infelizmente, a técnica errada dos outros que treinam na mesma academia. Além disso, eles consideram ser uma verdadeira bobagem perder tempo controlando os nutrientes e as proteínas que consomem.

Como escolher o peso operacional para o treino?

Muitos principiantes sentem vergonha em trabalhar com pesos menores e, para mostrar que “têm força”, acabam tentando levantar mais do que conseguem. Treinar com técnica errada e excesso de peso implica um risco de lesão imenso!
É preciso aprender a malhar exclusivamente com pesos médios para sentir os músculos trabalhando. Além disso, para aprender a executar corretamente os exercícios, não basta simplesmente copiar os outros – é importante entender a lógica do movimento.

Quantas vezes é preciso treinar?

De acordo com a teoria “clássica” da musculação, cada um dos grandes grupos musculares deve ser trabalhado uma vez por semana: segunda-feira – costas e braços, terça-feira – peito e ombros, sexta-feira – pernas e abdominais. A ordem pode ser alterada, mas a essência é sempre a mesma.
Estima-se que cada músculo necessite de 4 ou 5 exercícios, executados entre 3-4 séries de 10-12 repetições. Supostamente, tal abordagem é necessária para envolver todos os músculos no trabalho sob ângulos diferentes – coisa que é de “importância crítica para o seu crescimento”.

Teoria da musculação

É interessante notar que os primeiros programas de musculação foram elaborados seguindo um princípio completamente diferente dos atuais: o uso exclusivo de exercícios básicos com um número reduzido de repetições (5-7) e também com o envolvimento dos vários grupos musculares num mesmo treino.
O treinamento baseado num programa destes pode ser feito em espaços pequenos, apenas com o equipamento básico: para tal bastam bancos de academia retos, barras e um conjunto de pesos. Aos poucos, porém, esses espaços foram virando academias com muitos aparelhos.

O lobby dos aparelhos de treino

Fazer negócio com a venda de barras não é nada fácil, já que qualquer pessoa pode fabricá-las e o preço, convenhamos, não pode extrapolar. Já os aparelhos de treino estão patenteados e protegidos pelos direitos dessas patentes, são fabricados apenas por uma empresa que, sozinha, impõe os preços.
Por ter se formado a ideia de que uma boa academia deve ter uma quantidade infinita de aparelhos de treino, os fabricantes acabaram por forçar as salas a comprar equipamento caríssimo, quando, na verdade, para criar um corpo esportivo e sarado, uma barra de supino é mais do que suficiente.

Os exercícios mais importantes

Para o crescimento muscular o mais importante não é a malhação em si, mas antes a quantidade de hormônios de crescimento que o corpo consegue produzir. E o que mais afeta a produção desses hormônios são, precisamente, exercícios básicos, ao passo que as mais diversas roscas diretas com barra acabam não tendo este efeito.
Se seu objetivo é ganhar massa muscular, então a primeira coisa que você precisa fazer para começar é estudar a técnica e a lógica do movimento destes exercícios básicos. Você não deve apenas copiar o que vê, precisa, sim, entender o movimento e sentir os músculos.
LEIA TAMBÉM:
Como o novato pode ganhar entre 5 a 7 quilos de músculo rapido? Série de artigos "Guia do Iniciante".

Programa de treinamento: 2ª Semana
Dieta: 2ª Semana
Se você não está tendo energia suficiente para executar os exercícios e não repõe a quantidade necessária de proteína depois dos treinos, então não tem nenhum suplemento esportivo mágico, independentemente do preço, que vá lhe ajudar a bombar os músculos. Você tem que começar precisamente pelo aumento da ingestão calórica.
***
É muito mais fácil criar músculo e corpo sarado com a ajuda da convencional barra e exercícios básicos do que recorrendo aos mais sofisticados aparelhos. E para o exercício funcionar e levar ao resultado desejado, não basta apenas repeti-lo – é preciso que você entenda a sua lógica e mecânica de execução.
Leia mais:

Treino e dieta para Ectomorfos

ARTIGO 1:
Sugestão de treino para Ectomorfo

http://dicasdemusculacao.com/sugestao-de-treino-para-ectomorfo/

  Qual o seu biotipo corpóreo? E metabólico? Você já parou para pensar que isso pode interferir direta ou indiretamente em seus ganhos? Sabemos que o ectmorfismo é um grande problema para os que desejam ganhar peso. Ossos finos e pouco densos, metabolismo muito rápido e tendência a não reter líquidos. E essas são apenas algumas das características. Se você se identificou, não se desespere. Não jogue a toalha e não ache que por isso não ganhará peso. Um treinamento adequado com uma dieta coerente e balanceada para seus ganhos e necessidades individuais é a chave do sucesso.

Dia 1 – Segunda-feira

Nessa proposta de treino baseada em um vemos poucas séries, poucas repetições e infrequência, com o intuito de aumentar o tempo de descanso que é onde efetivamente ocorre a hipertrofia muscular. As séries devem ter de 1 min a 1,5 min de descanso e o intervalo dos exercícios não deve exceder 3 minutos. E aí, você está pronto para um treino breve, infrequente, pesado e alucinante?

Exercício: Série:
Supino plano com barra 1X8-1X8-1X6
Desenvolvimento com halteres 2X10
Supino Inclinado com barra 2X8
Elevação Lateral sentado 1X8-1X6
Extensão de tríceps com barra reta (polia) 2X8
Dia 2 – Quarta-Feira
Exercício: Série:
Agachamento livre 1X12-1X10-1X8-1X6
Cadeira Extensora 3X15
Leg Press 2X20
Mesa flexora 3X10
Gêmeos em pé 3Xfalha
Gêmeos sentado 2Xfalha
Dia 3 – Sexta Feira
Exercício: Série:
Levantamento Terra 2X10
Barra fixa aberta 2Xfalha
Closed pull down 2X8
Remada livre aberta 1X10
Rosca direta com barra reta 2X8
Encolhimento com halteres 2X15
Bons treinos! Este artigo foi escrito por: Marcelo Sendon
ARTIGO 2:
Treino de Hipertrofia para o Ectomorfo
http://www.hipertrofia.org/blog/2008/08/29/treino-de-hipertrofia-para-o-ectomorfo/

Aqui vão algumas ótimas dicas para maximizar os ganhos de um Ectomorfo.

De longe, as perguntas mais comuns dos leitores com características de ectomorfo são:

* “Como eu fico grande ?”
* “Eu sou um hardgainer. Como consigo superar minha genética ?”
* “Eu treino muito, mas não vejo resultados. Preciso de ajuda!!!”

A maioria desses garotos chegam a ser doidos por treino, e é aí que mora uma parte do problema. Muito estresse, seja mental ou físico não é bom para o crescimento muscular. Quando se fala em ectomorfo, ele apenas deve treinar o suficiente para estimular o crescimento. Nada mais, nada menos.
Ectomorfo:
Ectomorfos geralmente são “hardgainers”. Independente de dieta de altas calorias, estes costumam sempre manter o mesmo peso.

Rotina para o Ectomorfo

Quando uma pessoa começa qualquer tipo de atividade física, seja musculação ou qualquer outra, ela tende a seguir os princípios das pessoas a sua volta ou em quem as inspira(Grande mestre Arnold). É o velho caso do iniciante que quer treinar no mesmo ritmo do gorila da academia, calculando que se fizer a mesma rotina, terá os mesmos resultados. Grave engano, o treinamento para o ectomorfo tem que ser diferente do treino de “caras grandes”, você tem que aprender a andar antes de correr, não adianta colocar a “carroça na frente dos bois”.

Dicas importantes para o ectomorfo:

1. Faça poucas séries.
Um ectomorfo tem pouca tolerância ao estresse gerado pelo treino, o melhor é evitar o overtraining como o diabo evita a cruz! Nunca faça mais de 4 séries para nenhum exercício, tente manter sempre 3-4 séries.

2. Faça séries pirâmide.
Existem testes que comprovam que o ectomorfo tem muito mais chances de ter resultados com séries pirâmide do que com outros estilos de treino(sempre existem exceções). Existem duas explicações para isto:
1. O ectomorfo não aguenta ficar no mesmo raio de repetições por muito tempo, isto gera muito estresse e vai sobrecarregar o músculo trabalhado. Uma série estilo pirâmide pode evitar esse problema facilmente, pois você nunca permanece no mesmo raio de repetições por mais de uma série.

2. Um ectomorfo é sempre um iniciante. O fato de você ser magro e não ter consigo conquistar resultados satisfatórios é prova suficiente que você ainda não conseguiu se sobressair em seus treinos, independente de quantos anos esteja na academia.

3. Descanse mais entre as séries.
Para o ectomorfo conseguir utilizar grandes cargas nos exercícios é necessário descansar por um período maior entre as séries. De 2 a 3 minutos por série é um bom período de descanso para o ectomorfo. Descansando por longos períodos ajudam em duas coisas:

1. Seu sistema nervoso se recupera completamente da última série, então você está recarregado para a próxima série com uma carga elevada.

2. Períodos mais longos entre as séries com poucas repetições (5-7 repetições), elicita uma grande descarga de testosterona na corrente sanguínea.

4. Treine Menos
Um ectomorfo precisa treinar de forma breve, intensa, porém de forma infrequênte. O ectomorfo não consegue aguentar um treino volumoso e frequente, então você deve separar bem o volume do seu treino durante o resto da semana. Treinar três vezes por semana pode ser o ideal para o ectomorfo.

Treino 10-8-6-15
Este estilo de treino foi desenvolvido pelo grande Vince Gironda e vem sendo aprimorado através dos anos. O 10-8-6-15 é auto explicativo, faça 10 repetições em um exercício, descanse. Faça 8 repetições, descanse. Faça 6 repetições, descanse e termine fazendo 15 repetições e pronto, acabou o exercício.


Você pode estar pensando: “Se o estilo de treino pirâmide é tão efetivo assim, e eu tenho feito ele a muito tempo, porque não estou grande ?”

Eu vou explicar porque isto acontece. Isto acontece porque você está seguindo o programa feijão com arroz que o seu instrutor para todos da academia, independente do peso, objetivo e necessidade. Deixa eu adivinhar, o seu treino de peito é: Supino Reto, Supino Inclinado, Supino Declinado(Canadense) e Voador, e como se não fosse muito, em alguns casos você ainda faz Rosca Direta, Rosca Alternada, Rosca Scott e Rosca Concentrada. Se você está fazendo essa quantidade de exercícios com um esquema de pirâmide em todos os exercício, então você provavelmente já está em overtraining a tempos!!! Se você é um ectomorfo, isto é um grande excesso para o seu corpo, são raras as exceções de ectomorfos que conseguem resultados com esse volume de treino.

Três exercícios para músculos grandes, como peito, perna, costas e dois exercícios para músculos pequenos como biceps, triceps e ombros. São mais do que suficiente para estimular o crescimento. “Mas isso é muito pouco!” Já se esqueceu o que está escrito no topo do artigo ? Não adianta seguir a rotina do gorila da academia, o que é bom para ele tem grandes chances de não ser bom para você ectomorfo. Não preciso falar mais uma vez sobre a tolerância a estress de um ectomorfo, não é ?

Plano de Treino para o Ectomorfo

Dia 1 – Peito, Biceps e Antebraço
Supino Reto
Supino Inclinado
Crucifixo(Reto, Inclinado ou Declinado)
Rosca Direta
Rosca Alternada
Rosca Inversa

Dia 2 – Descanso

Dia 3 – Pernas, Ombros e Trapézio
Agachamento
Leg Press
Extensora
Desenvolvimento com Halteres
Elevação Lateral
Encolhimento

Dia 4 – Descanso

Dia 5 – Costas e Triceps

Levantamento Terra
Remada Curvada
Pulley Frontal
Rosca Testa
Pulley Triceps

Conclusão
Vale a pena testar essa rotina caso você não esteja vendo resultados com o seu treino atual, ou se você se identificou com algum dos problemas comuns que a maioria dos ectomorfos sofrem. Não existe treino mágico ou mirabolante, mantenha a sua rotina simples e os resultados virão, basta ter paciência.

Atenção: não comece nenhuma rotina sem a supervisão de um profissional. Do contrário você estará correndo vários riscos de lesões.
Fonte: bodybuilding.com

ARTIGO 3:
Dieta e treino para Ectomorfos
http://bodybuilding-pt.com/forum/showthread.php?320-Dieta-e-treino-para-Ectomorfos
Antes de entrar em detalhes sobre qual será a dieta mais correcta para um ectomorfo, bem como qual será o plano de treino mais indicado para este tipo de corpo, convem talvez recapitular um pouco os 3 tipos de corpos existentes.

Ectomorfo - É o individuo naturalmente magro, e tem dificuldade em ganhar peso no geral, quer seja musculo ou gordura, tem uma estrutura ossea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa toraxica estreita.
Mesomorfo - É o individuo que pode ganhar e perder peso facilmente, quer seja musculo ou gordura, tem uma estrutura ossea ideial, tem os ombros largos e a cintura estreita, e uma caixa toraxica larga.
Endomorfo - É o individuo que ganha peso com muita facilidade, é naturalmente pesado, tem os ombros largos, caixa toraxica larga, e cintura e ancas tambem largas, apesar de ganhar peso com muita facilidade normalmente o peso que ganha é mais gordura do que musculo, e tem sempre dificuldade para perder peso, e ainda mais dificuldade para perder gordura.
Ora até agora dá claramente para entender e ver que em termos de corpos somos todos diferentes... não somos todos iguais como diz o anuncio sobre o racismo.
Se temos tipos de corpos diferentes, porque razão havemos todos, ou quase todos de seguir a mesma dieta ou o mesmo plano de treino?

Resposta: Não devemos!!

Neste post vou abordar mais a dieta e o treino do atleta ectomorfo, num proximo post vou-me pronunciar mais sobre endomorfos. 
Ora como eu gosto de dizer, vamos por partes.
Primeira coisa a fazer será determinar e traçar objectivos, para os alcançarmos.

Temos de admitir que para conseguir os objectivos que traçamos temos de ter um plano, um plano bem estruturado e conseguido.

As coisas nunca devem ser feitas a toa, ou a balda, ou a papo-seco se assim lhe quiserem chamar.

Se de facto tem como objectivo mudar o vosso corpo e adicionar uns quilos de massa muscular a vossa estrutura, tem de ser organizados e disciplinados, tem de ser metódicos, tem de ter uma precisão quase milimétrica, e uma disciplina quase militar.
O segredo está no planeamento, e para isso tem de tomar notas de tudo, ser o mais organizados possivel.

Primeiro vamos traçar um peso objectivo para alcançar, os dias que vamos treinar, o total de calorias ingeridas, suplementos, quantidade de agua ingeridas etc etc... tudo o que fará parte do vosso plano.
Vamos então determinar o peso objectivo a alcançar, bem como o vosso objectivo em termos de gordura corporal.

Se és um ectomorfo, não vale a pena viveres obcecado com a gordura do teu corpo. És dotado geneticamente de uma facilidade para perder peso e gordura superior aos outros tipos de corpo, mas não existe nenhuma razão para estares com mais de 13 a 14% de gordura corporal durante uma dieta de massa.

Provavelmente com esta percentagem de gordura corporal ainda és capaz de ver os teus abdominais, se os contraires e terás atingido os teus objectivos em termos de peso e massa muscular.

Ao escolher o peso objectivo, devem ter em atenção o vosso nivel de experiencia, digamos que num iniciado ectomorfo é perfeitamente possivel apontar para 8 quilos como o peso objectivo, sendo a maior parte desse peso musculo.
Pronto agora que já sabes que queres adicionar 8 quilos de massa ao teu corpo, deves estar a interrogar-te como é que irás fazer isso, se és naturalmente magro. Primeira e unica coisa que vale a pena dizer... DIETA.

Entendam de uma vez por todas que se querem atingir o vosso peso objectivo tem de se alimentar para o conseguirem.
Aqui começa-se a aplicar o que se vai aprender, ora qual será a forma mais facil de calcular as calorias necessárias para quem é ectomorfo iniciado e quer um aumento de 8 quilos... simples digo eu... e voçés perguntam... mas como?

Vamos calcular as vossas calorias como se já tivessem esses 8 quilos de massa muscular no vosso corpo.

Ora uma forma bastante simples de fazer isto é calcular o vosso intake calórico baseando-se em 60 calorias por cada quilo do vosso peso, mas atenção... do vosso peso objectivo final.

Ora vamos então criar um exemplo, pegar num iniciado ectomorfo com 65 quilos e calcular-lhe as calorias necessárias diariamente mas como se já tivesse 8 quilos de massa muscular ganha, ou seja vamos calcular as calorias para 73 quilos.
Assim sendo:
73 quilos x 60 calorias = 4380 calorias mas vamos apontar para 4400 calorias por dia.

Parece complicado não parece? Como é que será possivel ingerir 4400 calorias por dia?
Não é assim tão dificil, e já vão perceber como.
Em termos gerais nesta dieta de massa vão ingerir alimentos bastante densos em termos de calorias, alguma fast-food e proteina em pó com aveia moida, que digam o que disserem é o melhor gainer do mundo que podem adquirir, simples, facil e barato, ponto final.
Eu não vou traçar uma dieta exacta, mas vou deixar aqui as linhas gerais para construirem a vossa propria dieta.

O truque será como já disse, consumirem alimentos densos em termos de calorias.

Se são daqueles individuos que tem dificuldade de apetite então a palavra a usar é variedade, devem variar o mais possivel a vossa dieta, e não a tornar monótona.

Como alimentos densos em termos de calorias, acho que actualmente tem-se posto um pouco de lado 3 alimentos bastante importantes, o queijo e o leite magros, e a manteiga de amendoin natural.

O leite e o queijo são facilmente adicionados as refeições e são uma excelente fonte de proteina, um batido de proteina feito com leite dá mais proteina e mais calorias do que um batido de proteina feito com agua, e a manteiga de amendoim natural é uma boa fonte de proteina e acidos gordos essenciais.

Ora vamos entãos as compras para o nosso exemplo de 4400 calorias, como eu disse anterioremente, apontem tudo, mas tudo, mesmo tudo o que envolva o vosso plano para atingir o vosso peso objectivo, por isso vamos lá fazer uma lista de compras, deixando aqui algumas ideias para as refeições.
Pequeno-Almoço
Aveia
Wheatbix
Mel
Frutos secos
Passas
Baguetes integrais
Queijo fresco magro
Bananas
Leite magro
Proteina em pó

Almoço
Carne vermelha magra
Queijo Magro
Pão Integral
Arroz Branco
Saladas

Jantar
Peixes gordos, salmão, truta salmonada, corvina
Vegetais cozidos
Batatas brancas
Entre refeições
Carne vermelha magra
Manteiga de amendoim natural
Pão integral
Batido Weight-Gainer feito com proteina em pó e aveia moida.
Queijo fresco magro
Como eu disse anterioremente, eu não vos vou escrever uma dieta exacta vou apenas dar-vos as bases para fazerem as vossas proprias dietas, planearem as vossas 6 refeições por dia.

E porqué apenas 6?
Simples, se és um ectomorfo e tens o metabolismo rapido não existe necessidade de consumir 8 refeições e ainda acelerar mais o teu metabolismo, será mais util fazer 6 refeições, mas tornar estas refeições mais densas e ricas em calorias para tentar de alguma forma atrasar o teu metabolismo rapido, que é o que te impede de ganhar peso e massa muscular.
Quantos tópicos já eu vi neste forum sobre weight-gainers? Umas boas centenas, aliás acho que todas as semanas aparece no minimo 1 tópico a perguntar opinião sobre este ou aquele weight-gainer ou qual o melhor weight-gainer.

De uma vez por todas metam na cabeça é melhor e bastante mais barato misturarem a vosso gosto proteina em pó e aveia moida.

Basta misturar numa proporção de 2-1 em termos de aveia-proteina.

Se misturarem 3 scoops de proteina e 6 de aveia com 400 a 500 ml de leite magro tem facilmente um batido rico e saboroso que vos está a dar facilmente umas 700 calorias por exemplo.

Se adicionarem a vossa dieta 2 a 3 batidos destes já só ai estão 2100 calorias, metade do total de 4400 calorias usado como exemplo.

Se preferirem tem tambem a hipotese de fazer sandes de pão integral com queijo fresco magro e manteiga de amendoim natural, é uma excelente alternativa.
Outra questão que gostaria de salientar em termos de dietas de massa para ectomorfos, normalmente as pessoas estão muito preocupadas com a percentagem exacta de proteina, hidratos e gordura na dieta.

Conselho sincero de amigo... se és um ectomorfo não te preocupes com isso, apenas certifica-te que estás a ingerir 2.5 a 3 gramas de proteina por cada quilo do teu peso, mais uma vez relembro que é o peso objectivo final para fazerem as contas aos nutrientes e calorias da vossa dieta.
Então voltando novamente ao exemplo, uma dieta de 4400 calorias, se o peso objectivo é 73 quilos e usando a formula digamos a 2.5 gramas de proteina por cada quilo de peso, então dá um total de 182.5 gramas de proteina na vossa dieta, até será melhor ficar em 190 gramas.

Ora 190 gramas de proteina a 4 calorias por cada grama dá 760 calorias, ou seja ainda vos resta 3640 calorias a preencher na vossa dieta com hidratos de carbono e gordura.

Não é assim tão dificil porque certos alimentos são mesmo muito densos em termos de calorias, como a aveia, ou o pão integral, o arroz e a massa por exemplo.
É nesta altura talvez que quem está a ler isto pensa " então mas ele não escreveu algo mais acima acerca de fast-food?"

Escrevi... e vou explicar porqué.

Uma ou duas vezes por semana vão ao Mcdonald´s ou ao Burger King ou outro a vossa escolha e comam 2 ou 3 Big Mac´s ou duplo-cheeseburguer.

Com 2 a 3 Big Mac´s, uma dose de batatas fritas e uma cola só numa refeição tem perto de 2000 calorias.

Ora fazendo isto uma ou duas vezes por semana vai haver um dia ou dois em que o vosso intake calórico vai rondar os 6000 calorias por dia, e isto vai ajudar bastante o vosso objectivo.

Vamos agora falar do timming das refeições.
Pós-treino, simples, não compliquem o que é simples e eficaz. Whey+dextrose ou whey+dextrose+maltodextrina, ou whey+vitargo. Em alternativa whey+sumo de fruta e bananas ou pão branco.
Voltando a questão do timming das refeições, as duas proximas refeições vão ser muito importantes, por isso devem tentar ao máximo aproveitar a janela de oportunidade anabólica existente nessas horas seguintes.
O batido pós-treino não vos deve deixar cheios, nem com falta de apetite, o objectivo é ser digerido facilmente, para que uma hora depois possam ter a vossa primeira refeição sólida.

Nesta refeição o que precisam é de uma boa fonte de proteina, baixa em gordura, e alguns hidratos, mas desta vez hidratos de carbono complexos de baixo indice glicémico, porque os hidratos de carbono simples de alto indice glicémico, já fizerem o que tinham a fazer quando foram ingeridos no batido depois do treino, ou seja já restabeleceram os niveis de glicogénio muscular.
Um exemplo para esta refeição será peito de frango com arroz ou peixe cozido com batata, a acompanhar salada ou vegetais cozidos.


Dica
Comam primeiro a vossa fonte de proteina, os hidratos vão apenas ajudar na função de transporte digamos assim, ou seja, vão ajudar no transporte de aminoácidos da proteina as células musculares.

Na ultima refeição depois do treino devem tambem incluir alguma forma de gordura, para terem uma boa dose de acidos gordos essenciais.

Uma tortilla ou omelete com 1 ou 2 ovos inteiros, e umas 10 claras, abacate, carne picada, ou queijo fresco magro, ou atum ao natural, temperada com oleo de linhaça ou azeite são excelentes opções.

É importante como já disse manterem um registo diário das vossas refeições, e das calorias que estão a ingerir para se certeficarem que estão a receber todos os nutrientes e calorias que o vosso corpo precisa para construir massa muscular.

Agora que já falei da parte da dieta, vamos então falar um pouco do treino mais correcto para um ectomorfo.
Ok, então vamos regressar aos básicos por assim dizer.
Vamos então falar de exercisios básicos compostos de musculação: Agachamento, peso-morto, e supino. 

De um modo muito simples de explicar... Os exercisios básicos usam mais musculos do que os exercisios de isolamento.

O vosso treino deve ser construido a volta destes 3 exercisios, agachamento, peso-morto, e supino, porque são estes exercisios que trabalham mais grupos musculares de cada vez que são realizados.
Vou dar o exemplo do supino, é um exercisio usado principalmente para trabalhar o peito certo?

Claro, mas para além de trabalhar o peito, trabalha tambem os triceps e os deltoides.

O que é que isto quer dizer, que dizer que podem usar uma maior carga do que noutros exercisios para peito, porque são necessários mais grupos musculares envolvidos no exercisio do que somente o peito para o poder realizar.

Isto é apenas o exemplo para o supino, mas o mesmo se aplica perfeitamente para o peso-morto e para o agachamento.

Antes de explicar o programa de treino propriamente dito, quero realçar que o objectivo deste programa de treino, é treinar duro, mas permitir uma boa recuperação, porque como já deviam saber, o corpo cresce enquanto recupera e descansa, e não dentro do ginásio, por outras palavras o corpo cresce com descanso e uma dieta adequada, o que acontece no ginásio durante o treino não é mais do que um estimulo.

Uma das razões porque a rotina que vou explicar envolve bastante exercisios básicos compostos é porque, estes exercisios queimam bastantes calorias, causam um maior impacto nas fibras musculares, e de um modo directo são a melhor forma de fazer o corpo aproveitar todas as calorias que vão ingerir na vossa dieta de massa.
Principios de treino

Cada musculo é treinado só uma vez por semana, ao apostar mais em exercisios básicos compostos o corpo vai precisar de mais tempo de repouso e de descanso para recuperar.

Os ectomorfos precisam de mais descanso para recuperarem do que os mesomorfos ou endomorfos.

Se com este programa de treino e com esta dieta não estiverem a fazer ganhos, provavelmente estão em over-trainning, e devem descansar mais.

Vamos a rotina propriamente dita.

É uma rotina de 4 dias por semana, onde só se treina um musculo uma vez por semana, cada treino deve durar em média 1 hora com tempo de descanso de 2 a 3 minutos entre séries para os exercícios básicos compostos, e 1 minuto para os outros exercisios.

Devem tentar aumentar 2 a 3 quilos por semana na carga usada nos exercisios básicos compostos, e 1 quilo nos outros.

É importante que em cada treino tentem ou aumentar o numero de repetições feito ou então aumentar a carga quando comparado com o treino anterior.

Não se metam a adivinhar ou a tentar lembrar da carga que usaram no treino anterior, como disse no inicio do post devem fazer um diário de tudo, assim será sempre facil acompanharem os vossos progressos.

Sejam metódicos, e organizados, não sejam como os que sofrem do sindrome de dorsal imaginário e que andam nos ginásios de braços abertos e nunca fazem ganhos ou progressos dignos de se ver.


Rotina de Treino
Dia 1 - Peito e Ombros
Supino 5x5 (subindo a carga ao longo das 5 séries)
Supino Inclinado com Halteres 3x8
Fundos com peso 3x8
Press Militar 5x5
Elevações Laterais 2x12

Dia 2 - Pernas

Extensões de Quadricep 2x15
Agachamento 5x5 (subindo a carga ao longo das 5 séries)
Peso Morto com as Pernas Direitas 3x8
Splits com Halteres Pesados 3x6
Elevações de gémeos em pé 3x12
Elevações de gémeos sentado 3x8

Dia 3 - CostasElevações na barra 3x numero máximo de repetições
Remada em puxador com agarre invertido 3x8
Peso Morto 5x5 (subindo a carga ao longo das 5 séries)
Encolhimentos com Halteres 3x6
Dia 4 - Bicep, Tricep e Abs
Curl de Bicep com Halteres em pé 3x8
Curl em Banco Scott 3x8
Press a Testa 3x12
Extensão de Tricep com 1 Haltere sentado 3x12
Elevações de Pernas 3x20
Rezas 3x20
Alongamentos ao corpo todo - 15/20 minutos

Aqui está a rotina, normalmente irá durar 1 hora de treino, mas a questão não é o tempo que em que realizam o treino mas sim a intensidade com que realizam o treino.

Não recomendo repetições forçadas, nem repetições parciais, pois serão o primeiro caminho para uma possivel lesão. Se não conseguem levantar um certo peso, mais vale não tentarem do que se lesionarem.

Estarem a fazer supino por exemplo para o vosso companheiro de treino ter de estar a fazer bicep enquanto vos ajuda não vale a pena.

Os mais avançados podem experimentar utilizar séries descendentes, ou mudar a ordem dos exercisios, mas no geral façam um esforço para todas as semanas ou aumentarem o numero de repetições realizadas ou então aumentarem as cargas utilizadas.
Suplementação:
Multi-vitaminicoWhey
Vitamina C
Vitamina E
Complexo Vitaminico B
Creatina Ethyl-Ester
ZMA

Num próximo post vou abordar de modo semelhante em termos de dieta e treino, outro tipo de corpo, os endomorfos. Bons treinos
ARTIGO 4:Treino de ectomorfo para bulking
http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/08/12/treino-de-ectomorfo-para-bulking/?relatedposts_exclude=197

A princípio, existe o bulking (ganho de massa) e cutting (definição). Logo, podemos prever que tratam-se de fases distintas e que NUNCA, teoricamente, podem ser feitas ao mesmo tempo.

Eis aqui um treino focado em bulking para ectomorfos que é o período de ganho de massa muscular magra. Aqui, o ganho de gordura corpórea é inevitável, mas deve ser mantido o menor possível, em torno de 10 a 18% para um bom bulking. No caso de ectomorfos, isso não é um problema. A dieta é hipercalórica, com 6 refeições no mínimo, aeróbios não são feitos e, devemos ter em mente que o treino é o mais simples possível e, claro, pouco volumoso.

Não adianta você entrar em uma dieta de definição (cutting) quando você NÃO tem massa muscular só para ficar definido ou conseguir o abdômen definido. Isso fará com que seu metabolismo acelerado acabe consumindo massa muscular magra. Por isso a dica básica é que se comece pelo bulking (ganho de massa).

O bulking é ideal para ser feito no inverno já que você não precisa mostrar muito o corpo e com isso não precisa se preocupar com definição. Assim que começar o verão posto aqui um treino voltado a definição (cutting) de ectomorfos.

DURANTE O TREINO
-Beber água durante os descansos das séries.

TREINO

RESPIRAÇÃO: Expire o ar na fase positiva (contração do músculo) e inspire o ar na fase negativa (a fase onde geralmente você abaixa o peso).

DESCANSO ENTRE AS SÉRIES: 1 minuto

DESCANSO ENTRE OS EXERCÍCIOS: 2 a 3 minutos.

SOBRECARGA PROGRESSIVA: aumentar as cargas (“pesos”) usados a cada 1 semana. Caso não aguente pode ser 2 semanas.

EXECUÇÃO E TEMPO SOB TENSÃO: A execução deve ser feita de forma lenta. Na fase negativa do exercício (quando você desce o peso) não deixe cair, segure, vai descendo devagar. Isso faz grande diferença para conseguir hipertrofia dos músculos.
Use uma cadência de 2-1-3, isto é, 2 segundos na fase positiva (quando levanta o peso), 1 segundo na fase estática (quando segura o peso) e 3 segundos na fase negativa (quando baixa o peso).

SUPER FALHA ESTÁTICA: É uma forma de usar a isometria muito defendida pelo grande Everton Bernardo. Faça a série do exercício até a falha positiva (quando não aguentar mais contrair seu músculo no exercício) e depois fique no meio da última repetição “não apenas segurando o peso, mas lutando com todas as suas forças para que o mesmo suba!” (Bernardo, Everton – Dinossaur Training) Você vai levar a série não apenas à falha positiva, mas quase além da falha estática, já que mesmo mais cedo ou mais tarde o peso tendo que descer, você o segura ao máximo, pelo tempo que pode! Suponhamos que você falhou quase no topo da barra fixa, então você continua lá, tentando subir, mesmo quando seu peso começa a vencê-lo, você continua tentando subir, de forma que é possível que desça mais um pouco e consiga parar (travar) de novo, e por aí vai. Há alguns poucos exercícios dignos de nota nos quais você NÃO deveria tentar a “super falha estática”. Estes incluem o supino (e suas variantes) e o levantamento terra e agachamento (quando não se usa gaiola de força). A posição inferior nesses exercícios é quando você mais está vulnerável a lesões. “Falha” para esses exercícios significa completar tantas repetições quantas você conseguir sem nenhum prejuízo para a postura, e então, abaixar o peso, sob controle, até a posição inicial. NÃO tente ir além disso e tentar a “super falha estática”. Você estará procurando por lesões se fizer isso.

O treino pode ser feito segunda, quarta, sexta OU terça, quinta, sábado

EXERCÍCIOS

SEGUNDA-FEIRA – Peito, Bíceps, Antebraço
Supino reto (3×8 a 10) – falha na última série com parceiro


Crucifixo inclinado (3×8 a 10) falha na última série

Pullover (3×8 a 10) falha na última série

Rosca direta com barra reta (3×8 a 10) falha na última série

Rosca concentrada (3x8a10) falha na última série

Rosca de punho (3×8 a 10)falha na última série

Abdominal (de sua preferência, recomendo na prancha declinada) - aumentar peso semanalmente


QUARTA-FEIRA – Costas, Tríceps
Levantamento Terra (3×8 a 10) falha na última série


Remada curvada (ou sua preferência) (3×8 a 10) falha na última série



Barra fixa pegada pronada (3xfalha) ATÉ A FALHA

Mergulho nas paralelas (3 x 8 a 10) -sempre aumentando peso – falha na última série

Tríceps francês com corda (3×8 a 10) falha na última série

Abdominal (de sua preferência, recomendo na prancha declinada), aumentando peso por semana


SEXTA-FEIRA – Pernas, ombro
Desenvolvimento Militar (3×8 a 10) falha na última série


Elevação lateral inclinada 3×8 a 10 falha na última série
Agachamento livre profundo (4×8 a 10) falha na última série


Cadeira flexora 3×8 a 10 falha na última série


Panturrilha no smith (3×12 a 15) ou em máquina (3×12 a 15) falha na última série
ou

Abdominal (de sua preferência, recomendo na prancha declinada) – aumentar peso semanalmente


OBS: Os exercícios em negrito são os exercícios compostos. São importantíssimos. Então não deixe de fazê-los.

OBS2: Só lembrando que para os ectomorfos aumentarem o braço, e acredito que seja mesma coisa para os outros tipos também, não é fazendo exercícios isoladores. Isso mesmo, não é fazendo 3 exercícios para bíceps que você vai aumentar seu braço. Você vai aumentar o tamanho do braço quando aumentar sua massa muscular no corpo todo. Exercícios isoladores servem para definir o músculos e corrigir assimetria (um braço maior que outro por exemplo). Então não se preocupem com o treino ter pouco exercício para bíceps. Comece o treino e veja em 3 meses sua diferença no espelho.

Para aqueles com dúvida na execução dos exercícios compostos já que poucas pessoas fazem, seguem links
http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2011/12/23/execucao-correta-do-agachamento-livre/
http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2011/12/23/execucao-ideal-do-levantamento-terra/
http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/01/14/execucao-correta-do-desenvolvimento-militar/
http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/07/10/curvatura-adequada-das-costas-no-supino/

“ALTERNATIVOS”
Segue aqui alguns exercícios alternativos caso sua academia não te permita fazer.

“Alternativa” a barras paralelas
Se sua academia não possuir barras paralelas, você pode fazer mergulho entre bancos, se possível com uma anilha de 10kg em cima da coxa. Claro que não terá a mesma intensidade das barras paralelas, mas é uma alternativa. Vá sempre aumentando os pesos.

3 x 8 a 10


“Alternativa” a barra fixa
Se você ainda não aguenta 8 repetições na barra fixa, treine fazendo puxada frente com pegada supinada.

3 x 8 até 10 repetições (ATÉ A FALHA)


About these ads


ARTIGO 5:
Magro é o seu passado!
Enterre, de uma vez por todas, o mito de que você não pode ganhar massa
http://menshealth.abril.com.br/fitness/academia/magro-e-o-seu-passado/


Já fui chamado de lápis, de vagem, de pele e osso. Ouvi muito duas palavras – uma pergunta em tom de deboche, na verdade – que nenhum homem que se importa com o físico gosta de ouvir: “Você malha?”. Os chamados magricelos sabem como é.

Os treinadores chamam os caras com esse biótipo de ectomorfos – eu sou um deles. São diferentes dos mesomorfos, que parecem sempre fortes, mesmo quando não malham. Bem, o fato é que os ectomorfos preferem se referir a eles próprios simplesmente como sujeitos que têm dificuldade para ganhar músculos. Os mais impassíveis ignoram os insultos, atribuem o físico que ostentam ao metabolismo acelerado e se consolam com o fato de que estão naturalmente inclinados a mandar bem em esportes de resistência.

Um dia decidi que deveria ficar maior e mais forte, e não foi por causa de bullying, e sim de uma ex-namorada. Ela quis contratar uma transportadora para levar alguns móveis ao seu novo apartamento. Motivo: tinha medo que eu me machucasse ao tentar fazer o serviço. O desfecho? Sim, atingi meus objetivos. Você também pode. Basta quebrar cinco mitos. E seguir um plano bacana de musculação.

Mito 1
Ectomorfo não ganha músculo

Quase vomitei durante meu primeiro teste de força no supino. O treinador americano Martin Rooney explicou: “Levantar peso é um estímulo. ‘Ataca’ seu corpo – dos músculos ao sistema nervoso”. Ali, na musculação, fui desafiado como nunca tinha sido. “Agora seus músculos vão se regenerar e se preparar para o ataque seguinte.” Era mesmo necessário. Pois o resultado do treino-teste para ganhar massa tinha sido bem fraco.

Com 1,83 metro de altura e 66 quilos, fiz levantamento terra com 48 quilos e, no supino, executei três repetições com 42 quilos. Na barra, até que fui bem: 11 repetições. E meus 11,5% de gordura dariam inveja a muitos fortões – se não fossem os diminutos 30,5 centímetros de bíceps e 50 centímetros no salto vertical.

Rooney falou que construir músculos a partir desse corpo fraco seria difícil, mas não impossível. “Seu corpo é bastante adaptável”, disse. “Toda vez que você for levantar peso, precisará se desafiar para surpreender seus músculos e possibilitar que eles se reconstruam mais fortes.”

Mito 2
Ele não engorda de jeito nenhum

Faça um teste. Pegue um dia típico da sua alimentação. Registre tudo o que consumiu em uma calculadora de calorias, como a que você acha no nutritiondata.self.com (esta é em inglês, mas na internet você encontra versões em português; ou consulte um nutricionista). Calculei que consumia 2 mil calorias por dia, mas, na verdade, eram 1 700 – pouco para manter a massa muscular já existente; o que dirá para aumentá-la. “Indivíduos abaixo do peso tendem a superestimar a ingestão de calorias”, diz Alan Aragon, nutricionista e consultor da MH americana. “Daí, atribuem o peso baixo a um metabolismo acelerado.”

Pois é, calorias importam. Mas a fonte delas ainda mais. Tentar construir um corpo mais musculoso comendo junk food é roubada.
Aragon me apresentou aos grãos integrais, fonte de fibras que ajudam a regular a glicose no sangue, e alimentos ricos em antioxidantes e ômega-3, para combater inflamações no organismo. Mas eu ainda temia a resposta para a minha pergunta seguinte: “Quanto eu vou ter que comer?”.

Mito 3
Ele tem que comer até explodir

O plano de Aragon previa que eu ingerisse 2 500 calorias nos dias de treino, incluindo 213 gramas de proteína – essa quantidade do nutriente equivale a 34 ovos grandes! No começo, achei difícil consumir isso tudo. Demorei meia hora para terminar o café da manhã e meu almoço deixou meus colegas horrorizados. Logo percebi que não podia ingerir todas as minhas calorias em três refeições gigantes. Então adaptei: deixava amêndoas, bananas, queijo e achocolatado por perto para beliscar. “Seu corpo vai dizer como processar melhor as calorias”, disse Aragon. “Se você fracionar a alimentação corretamente, raramente vai se sentir comendo à força.”

Mito 4
Ele tem que viver na academia

No processo para encorpar, eu treinava quatro ou cinco dias por semana. Mas, se me sentisse esgotado, cabulava. “Quando o corpo dói, ele está dizendo que precisa de mais tempo para se recuperar”, assinala Rooney. Hoje sei que o descanso extra foi um dos responsáveis pelos meus resultados, porque deu ao meu corpo o tempo de que precisava para se restabelecer e voltar mais forte.




Mito 5Os resultados serão pequenos

Não vou mentir: planos para quem quer ganhar massa não podem ser leves. Nas primeiras sessões com bastante peso e poucas repetições, fiquei dolorido. Outra: os resultados são imprevisíveis. Você pode ganhar alguns quilos logo de cara ou perder meio, um quilo, por causa da mudança na sua rotina. Mas, passado o choque inicial, você vê, sim, crescimento.

Ponto chave: dê seu máximo. Antes de pensar em ganhar músculos, pense em treinar para valer. Depois de quatro meses e meio, aguentei 110 quilos no levantamento terra e minha carga para três repetições máximas no supino subiu para 75 quilos. Na barra, cheguei a 20 repetições. Meu salto pulou para 67 centímetros. Isso sem falar nos sete quilos que ganhei. Mais: acrescentei cinco centímetros ao meu bíceps, e meu percentual de gordura corporal diminuiu para 9,8%. Mas a melhor recompensa de todas veio de uma amiga. De transferência para um apartamento novo, ela perguntou se eu podia ajudá-la com a mudança.

CRESÇA JÁ!
5 erros do magro que não consegue crescer

• Fazer um batalhão de exercícios. Vá ao pôster desta revista: ali tem um treino para encorpar. Por sessão, você faz só cinco ou seis exercícios. Treinos com muitos movimentos são para ganhar resistência e definição, e não massa.

• Fazer um batalhão de séries e repetições. As séries dos exercícios não devem ter mais de oito repetições, salvo uma ou outra, pelo motivo acima.

• Não comer proteína suficiente. Ela é o principal nutriente para construção muscular. A indicação diária para um cara que treina pesado é de dois gramas por quilo de peso. O autor desta reportagem ingeriu mais que isso porque se achava magro demais – mas ele teve o respaldo de
um nutricionista.

• Correr como queniano. Se você passar um tempão na esteira todo dia, treinando feito maratonista, vai secar. Não consegue viver sem o cárdio? Reduza-o drasticamente.

• Dormir pouco. É durante o sono que liberamos o hormônio do crescimento (GH) – e reparamos os músculos. Quanto mais você dormir, maior será sua dose de GH, segundo pesquisa no periódico Journal of Clinical Investigation (EUA).

Matéria publicada na Revista Men’s Health de janeiro de 2012.


Como construir prateleiras de armazenamento de cubo


Como construir Armazenamento Cube Prateleiras de miniaturas
Prateleiras cubo de armazenamento maximizar o espaço de armazenamento.
Construir cubos e usá-los como prateleiras é uma maneira de fazer o melhor uso do espaço. Eles ficam empilhados no topo uns dos outros, que os transforma em uma unidade de prateleira. Fique dois cubos de armazenamento retangulares em cada extremidade de uma horizontal e criar uma área de armazenamento, com espaço para uma televisão ou sistema de jogo entre os dois. A imaginação é a única coisa que limita as variações possíveis de uso de prateleiras cubo de armazenamento. Desde que o projeto básico é o mesmo para todos os cubos de armazenamento, a largura, altura e profundidade são o que é personalizado.

Coisas que você precisa

  • 2 peças de 12 por-48-por-¾ polegadas fibra de média densidade
  • Trena
  • Lápis
Show (9) Mais

Instruções

    • 1
      Colocar os dois pedaços de 12-a-48-a-¾ de polegada fibra de média densidade sobre uma mesa de trabalho com os bordos compridos adjacentes uns aos outros. Medida de um final com uma fita métrica e fazer marcas em 12, 24 e 36 polegadas, com um lápis.
    • 2
      Medir e fazer marcas em 3/8-inch em ambos os sentidos das marcas anteriores. Isto indica que a colocação de divisórias. Coloque o quadrado de enquadramento sobre as marcas e desenhar linhas em toda a profundidade de ambas as peças de MDF de 12 polegadas.
    • 3
      Broca três furos piloto entre as linhas; um de 1 polegada de cada borda e uma cerca no meio do caminho com a broca 1/8-inch. Em seguida, faça furos escareados em cima dos furos piloto com uma broca escareador. Faça os furos escareados profundas o suficiente para esconder as cabeças dos parafusos. Deixe o buraco visível ou preenchê-lo com massa de madeira antes de pintar o cubo de armazenamento.
    • 4
      Defina o material MDF 12-a-12-by-¾ de polegada na mesa de trabalho. Estes são os divisores de criação de seções em forma de cubo no cubo de armazenamento em geral.Aplique cola entre as linhas desenhadas no passo 2 em uma das peças longas. Coloque na borda longa e segura as divisórias de MDF 12-a-12-by-¾ polegadas para ele com os parafusos do drywall de 2 polegadas, utilizando a broca e um pouco Phillips. Limpe o excesso de cola imediatamente com um pano úmido. Repita este procedimento com a peça longa restante. Permitir que a cola de configurar.
    • 5
      Aplicar tinta em camadas finas com um pincel para um olhar profissional.

Dicas:

  • Deixe a massa de madeira seca antes de lixar-lo.
  • Construir e empilhar o maior número de cubos de armazenamento, conforme necessário.
  • Cobrir os cubos de armazenamento com tecido, como uma alternativa à pintura.
  • Não deixe ferramentas eléctricas sem vigilância.


Read more: http://www.ehow.com/how_6502872_build-storage-cube-shelves.html#ixzz2mPzEx5xE


How to Build Storage Cube Shelves
By Michael Straessle, eHow Contributor
 
Share
 
Print this article
 How to Build Storage Cube Shelves thumbnail
Storage cube shelves maximize storage space.
Building cubes and using them as shelves is one way to make the best use of space. They stack on top of each other, which turns them into a shelf unit. Stand two rectangular storage cubes on either end of a horizontal one and create a storage area with room for a television or game system between. The imagination is the only thing limiting the possible variations of use of storage cube shelves. Since the basic design is the same for all storage cubes, the width, height and depth are what's customized.
Other People Are Reading
 How to Make Cube Shelves How to Make a Wall Into a Unit for Storage Cubes
Things You'll Need
2 pieces 12-by-48-by-¾-inch medium-density fiberboard
Measuring tape
Pencil
Show (9) More
Instructions
1
Place the two pieces of 12-by-48-by-¾-inch medium-density fiberboard on a work table with the long edges adjacent to each other. Measure from one end with a measuring tape and make marks at 12, 24 and 36 inches with a pencil.

2
Measure and make marks at 3/8-inch in both directions from the previous marks. This indicates the placement of the dividers. Place the framing square on the marks and draw lines across the 12-inch depth of both MDF pieces.

3
Drill three pilot holes between the lines; one at 1 inch from each edge and one about midway with the 1/8-inch drill bit. Next, drill countersink holes on top of the pilot holes with a countersink drill bit. Drill the countersink holes deep enough to hide the screw heads. Leave the hole visible or fill it with wood putty before painting the storage cube.

4
Set the 12-by-12-by-¾-inch MDF material on the work table. These are the dividers creating cube-shaped sections in the overall storage cube. Apply glue between the lines drawn in Step 2 on one of the long pieces. Stand it on its long edge and secure the 12-by-12-by-¾-inch MDF dividers to it with the 2-inch drywall screws, using the drill and a Phillips-head bit. Clean up excess glue immediately with a damp cloth. Repeat this with the remaining long piece. Allow the glue to set up.

5
Apply paint in thin coats with a paintbrush for a professional look.

Tips & Warnings
Let the wood putty dry before sanding it.

Build and stack as many storage cubes as needed.

Cover the storage cubes with fabric as an alternative to painting.

Do not leave power tools unattended.

Related Searches


Read more: http://www.ehow.com/how_6502872_build-storage-cube-shelves.html#ixzz2mPzATI7B