sábado, 2 de julho de 2011

Armazene looks + dicas para fotos

E essa também é a essência das fotos que fazem sucesso no Lookbook. Elas não trazem apenas looks bem elaborados. Elas contam uma história, representam em uma imagem um estilo de vida . Analisando o acervo de clicks do site, a gente encontra algumas características interesantes em comum que separei aqui para mostrar as técnicas que usam e servir de inspiração nem que seja pra gente atualizar o álbum do facebook.
A HORA MÁGICA

Fotografar à luz do dia já é um ótimo começo. Quando chega a hora mágica (por volta das 16/17hrs), até mesmo uma câmera portátil faz um excelente trabalho. Nessa hora a luz do sol é mais difusa, dando um tom alaranjado e natural.
Na prática: Escolha um ângulo lateral ou diagonal ao sol (de forma que ele não incomode os olhos). Pode usar a câmera no modo pôr do sol e o flash desligado na hora de clickar. Cuidado na hora do foco: Pressione primeiro o obturador superficialmente até que ele tenha encontrado o objeto central da foto (quando o quadradinho no centro do visor fica verde) e então dispare.
FLARE

O flare é a melhor maneira de contrariar aquela regra de não tirar foto contra o sol. Ele faz do sol elemento principal da fotografia, deixando com que a sua luz “estoure” na cena. O nosso trabalho é identificar o ponto certo, sem exagerar. Deixar que o sol componha uma luz na silhueta mas que ainda assim seja possivel identificar as cores e formas do look.
Na prática: Sem muitas regras, a busca pelo flare é feita na prática através do ajuste de foco (Pode ler sobre isso aqui). Ainda há como manipular o Flare pelo Photoshop (Filter > Render > Lens Flare) mas se quer um efeito natural, é preciso que ele no minimo estaja na mesma direção do sol.
FUNDO EMBAÇADO
É o Foco Seletivo e dá um ar profissional a foto. Ajuda a ressaltar o objeto principal e a anular eventuais multidões do cenário que desviariam a atenção.
Na prática: Algumas câmeras fazem isso automáticamente quando a iluminação favorece, mas para garantir o efeito coloque no modo A ou AV (Auto Propriedade de Abertura) e abra o diafragma (Diminua o valor do f – Leia mais sobre isso aqui). Nas câmeras portáteis muitas vezes não temos essa opção, então vale tentar ativar o macro se não for fotografar de longe ou tentar esse efeito pelo Photoshop (Ctrl+J > Filter > Blur > Gaussian Blur > Radius: 1,0 > Apagar a parte que quer nitida na foto).
ELEMENTOS DA NATUREZA
Além da boa iluminação a natureza reserva outros ótimos elementos fotográficos. Grama, Céu azul, Vento e Neve são alguns exemplos. A grama dá um toque de vida no cenário. O céu azul forma um plano de fundo uniforme. O vento coloca as roupas e cabelos em movimento deixando tudo mais leve. E a neve forma um plano de fundo neutro com luz natural (o melhor deles desconsiderando o fato de que não temos).
Na prática: Escolha o modo de iluminação para luz do dia e se o vento for seu elemento vai precisar de mais velocidade no obturador (que a câmera capte a imagem com mais rapidez, para isso ative o modo Auto Propriedade do Obturador e aumente o denominador da fração. Leia mais aqui) para que não haja vultos. Para mais praticidade vale selecionar o modo “Crianças e Animais” se houver na sua câmera. No Photoshop dê uma balanceada nos constrastes para reavivar as cores (Image > Adjustments > Brightness/Contrast).
MODELANDO
Investir na pose é tão importante quanto produzir um bom look. Esqueça a foto de ladinho segurando a cintura com sorrisinho fake. Aqui vale é ser natural, intrepretar uma cena, vivenciar a sua roupa e o seu cenário. Na falta de inspiração olhar para o lado e olhar para o look são boas opções. Para quem não se acha muito fotogênica ou não quer mostrar o rosto na web também tem opções.
Na prática: Na busca de ângulos diferentes vale tanto agachar quanto subir em algum lugar. Movimente-se e pareça o mais natural que puder. Anéis nas mãos são um ótimo motivo para leva-las ao rosto. Se o cabelo bagunçar propositalmente ou por culpa do vento é um charme a mais na foto.
ROUPA E CENÁRIO
O que vale é fotografar o seu look, mas se ele tiver uma peça chamativa, melhor ainda. Um look sóbrio com uma dose de cor, animal print e pele fazem bastante sucesso. Chapéus, óculos e sapatos diferentes também chamam a atenção. Crie uma intereção com o cenário.
Na prática: Se quiser inserir o cenário com nitidez na fotografia, use o modo paisagem para fotografar o look inteiro. Quando quiser destacar alguma pela use o macro.
BRINCANDO COM O PHOTOSHOP
Se você tem essa arma em seu computador, não abra mão de usa-la. Mas nada de ficar se emagrecendo, aumentando a boca ou afinando o braço. Use para alterar a iluminação, coloração ou acrescentar texturas. Depois de editadas as fotos sempre parecem mais interessantes.
Na prática: O efeito retrô é um dos favoritos que pode ser feito através de actions para Photoshop. Se o fundo for branco, dá para facilmente brincar com as montagens de duplicação. Se não tem, não usa ou não sabe como usar o photoshop (de verdade aconselho a pesquisar porque ele é excelente), outro programa simples e útil para edição é o PhotoScape.
LUZES E FLASHES
As fotos tiradas a noite acabam sendo menos populares por ser mais dificil ajustar o flash adequado. Quem nunca ficou parecendo um lumpa lumpa por causa de um flash estourado? Mas ainda assim é possivel brincar com as luzes pra criar um efeito legal.
Na prática: No modo noturno teste o flash antes de fotografar efetivamente (aumente ou diminua a sua potência no modo P). Para o efeito das luzes se movimentando no fundo pressione superficialmente o obturador até focar a pessoa e quando disparar dê uma sacudida na câmera e as luzes que eram estáticas vão parecer ter movimento. Essas luzes também podem ser manipuladas no photoshop com esses tutoriais (Apesar de achar bem legal, eu nunca tentei. Sempre achei muito trabalhoso rs).
Esse foi um post resumido, tentando explorar um pouquinho de tudo que eu acho legal de maneira bem simples, se tiver alguma dúvida é só perguntar. Para quem tem uma câmera portátil eu aconselho a ler esse post e para quem tem outra câmera mais avançada ou quer entender melhor sobre o tema a ler esses guias. Todos do Blog da Fotografia.
Agora é indicar para aquela amiga também aprender os truques na hora de te fotografar.
Beijos :*
http://www.meubookfotografico.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/Picture5.png



Crie looks usando sua criatividade e seu guarda-roupa
Você nunca sabe o que usar na hora de sair? Fica horas olhando para o seu guarda-roupa, tentando decidir qual roupa usar? Com as nossas dicas, você não perderá mais tempo e nem deixará as pessoas esperando horas para vê-la produzida. 
Por Redação Clube Vida Moderna
Antes de iniciarmos, providencie:
Seleção de música: Separe alguns CD’s com as músicas que você mais gosta. Ela aumenta seu alto astral e sua motivação, elevando sua percepção e criatividade.

Máquina fotográfica: Essa será a melhor parte, onde você irá fotografar seus looks para armazenar em seu arquivo. Isso te ajudará na hora da escolha.
Computador para armazenar as imagens ou um caderno.
Programe-se para não ser interrompida durante as horas seguintes. Se quiser, convide algumas amigas para auxiliá-la nas fotos e na composição dos looks.
Mãos à obra:
Em primeiro lugar, organize suas roupas. Veja o que precisa de conserto, o que vai para doação, lixo e o que pretende manter. Veja o passo-a-passo aqui.
Após a organização das peças, separe suas roupas por ocasiões como trabalho, casual, passeios, jantar com as amigas, academia também, pois adoramos nos produzir para a malhação. Adicione outras ocasiões que façam parte do seu dia-a-dia.
O próximo passo é vestir suas peças em frente ao espelho para ver o que cai melhor. Consulte algumas revistas ou sites de moda e veja o que pode ser adaptado com suas peças. Enfim, a ordem é usar a criatividade.

  

Crie looks usando sua criatividade e seu guarda-roupa
Você nunca sabe o que usar na hora de sair? Fica horas olhando para o seu guarda-roupa, tentando decidir qual roupa usar? Com as nossas dicas, você não perderá mais tempo e nem deixará as pessoas esperando horas para vê-la produzida.
Por Redação Clube Vida Moderna 
Sinta-se como se estivesse em um provador e experimente todas as suas roupas. Peça para suas amigas opinarem e fotografarem todos os looks, para você armazenar depois. Isso te ajudará muito na hora de se vestir, e você economizará um tempo enorme.
Se desejar, tire fotos das peças em separado. Com essas fotos no computador, você poderá montar diversos looks. Brinque com as peças, você se surpreenderá com os resultados e criará muito mais looks do que imaginava.
Não se esqueça de tirar fotos dos pares de sapatos, acessórios, cintos, etc..
No seu computador, crie uma pasta chamada Guarda-Roupa ou Closet e, dentro dela, monte pastas com o nome das ocasiões escolhidas. Também crie pastas para sapatos e acessórios, colocando todas em ordem por atividade.
Baixe as fotos e jogue nas pastas correspondentes. Pronto! Agora você tem um closet completo em seu computador. Sempre que for escolher uma roupa para sair, consulte seu guarda-roupa virtual primeiro.
Temos a certeza que com essas dicas, você não vai precisar colocar seu guarda-roupa abaixo sempre que for sair. Além disso, não esquecerá de nenhuma peça que possui no seu arsenal de moda, facilitando na hora de comprar novas peças ou se desfazer das que você não deseja mais.

Sites e programas ajudam na hora de escolher o que vestir Para grande parte das pessoas, o momento de escolher uma roupa para sair de casa é repleto de indecisão. Se combinar as peças certas já parece difícil, roupas antigas e pouco usadas acabam esquecidas no fundo do guarda-roupa, diminuindo ainda mais as opções. Pensando nisso, alguns sites e programas foram criados para facilitar a organização e até mesmo palpitar sobre os looks alheios.
Um deles é o software Com Qual Roupa?, criado pela carioca Dany Padilla e que serve como uma espécie de guarda-roupa virtual. Dany conta que a ideia de cadastrar e organizar peças de roupa surgiu após uma fase consumista.
- Eu morava na Califórnia, EUA, e fiquei enlouquecida com as promoções de lá. Quando eu não conseguia mais entrar no meu closet, me dei conta de que tinha que me organizar.
Ela então começou a fotografar todas as suas peças de roupa em um manequim que tinha em casa. Com as fotos salvas em um editor de imagens, Dany foi atrás de um programa que organizasse as fotos. Como não encontrou, resolveu começar a fazer um.
Lançado em janeiro, o Com Qual Roupa? custa R$ 385 e permite que o usuário cadastre todas as suas peças de roupa e crie combinações, indicando para que ocasião e clima o look é mais adequado.
- O tempo é o que temos de mais valioso hoje em dia. E o grande lance do programa é a economia de tempo e a praticidade. Você perde um dia fotografando as peças, outro cadastrando os looks e deu. Tendo ideia de tudo o que tem no seu guarda-roupa, as compras se tornam mais conscientes e inteligentes.
Dany explica que o programa não sugere combinações aleatórias das roupas, apenas aquelas que o cliente cadastrar. A medida é para evitar sugestões equivocadas, já que é difícil avaliar o tipo físico das pessoas sem saber suas medidas.
Se você quiser testar o serviço, uma versão de demonstração do software pode ser baixada pela internet (www.comqualroupa.com.br) e funciona por 30 dias.
Ajuda virtual
Para aqueles que conseguem organizar o guarda-roupa, mas ainda sofrem com as dúvidas na hora de compor um visual, o site norte-americano Go Try it On pode ajudar a deixar a insegurança de lado na hora de sair de casa. A página reúne pessoas do mundo todo que palpitam sobre o seu traje, sugerindo mudanças e soluções.
Para usar o serviço, é preciso se cadastrar no site (www.gotryiton.com) e colocar uma foto com o visual sobre o qual você quer opinião. Além da imagem, é legal colocar uma pequena explicação sobre a ocasião na qual você pretende usar o look.
Assim que a foto for publicada, os outros usuários cadastrados poderão ver a sua imagem e palpitar. Para usar o site é preciso entender um pouco de inglês, já que todo o site usa este idioma.
Outro endereço útil é o do Polyvore (www.polyvore.com), um site que reúne roupas e acessórios de várias marcas para que você monte looks virtuais. Para alguns pode ser apenas uma brincadeira, mas a ferramenta é bastante útil para quem está em dúvida do que comprar ou até mesmo como combinar peças que você já tem em casa.
Em alguns países, é possível comprar algumas peças ou o look completo que você montou na internet. Este serviço, no entanto, ainda não está disponível no Brasil.