quarta-feira, 16 de abril de 2014

As 10 melhores técnicas de estudo de acordo com a ciência

técnicas de estudo



Incrível o resultado do estudo publicado pela revista científica Psychological Science in the Public Interest, que avaliou, no início deste ano, 10 técnicas de aprendizagem utilizadas pelos estudantes.
É claro que cada pessoa tem seu modo particular de estudar. Uns precisam do professor do lado, outros são autodidatas. Uns gostam de videoaulas, outros preferem os livros. Uns gostam de estudar em completo silêncio, outros ouvindo seu estilo preferido de música. Uns gostam de estudar sozinhos, outros em grupo. Enfim, na prática, acho que, independentemente do resultado deste estudo, cada um tem a forma própria de aprendizado e sabe o que funciona melhor para si.
Mas que eu fiquei muito surpresa com o resultado, isso fiquei. Técnicas que aprendemos desde cedo na escola, como resumir e grifar, foram classificadas como de baixa utilidade. Bem, vamos à lista das 10 melhores técnicas de estudo segundo a ciência, por ordem de utilidade, da mais alta para a mais baixa.

1. UTILIDADE ALTA
De acordo com o resultado da pesquisa dos psicólogos americanos, apenas duas técnicas de estudo têm alta eficácia: prática distribuída e teste prático.

- Prática distribuída
prática distribuída de estudo - cronogramaConsiste em programar um cronograma de estudos ao longo do tempo. Este método apresentou o melhor resultado. Seu rendimento aumentará se, ao invés de estudar todo o conteúdo de uma prova de uma só vez, dividir a matéria para ser estudada em períodos menores durante o dia. Se você apenas estuda e pode organizar seu próprio horário em época de provas, terá mais sucesso se estudar, por exemplo, 2 horas de manhã, 2 a tarde e 2 a noite, ao invés de estudar a matéria inteira durante 6 horas seguidas. E, mesmo entre as duas horas, convém fazer um pequeno intervalo.
Se você trabalha, faz estágio ou tem outras atividades além da faculdade, poderá aplicar esta técnica nos finais de semanas. Se não for possível, lembre-se de fazer pequenos intervalos a cada hora de estudo, pois isso ajudará a manter seu rendimento.
É por esta razão que a prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia com intervalos de descanso. De acordo com as pesquisas, a distribuição do estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Se você precisa lembrar de algo durante 10 anos, por exemplo, pode dividir o tempo de aprendizado a cada ano. Mas, se a prova é daqui a uma semana, você precisará estudar uma vez ao dia!
É claro que, pelo menos teoricamente, deveríamos estudar para acumularmos conhecimentos para a vida profissional mas, na hora do desespero, nossa preocupação é só com a prova mesmo!!! Mas, lembre-se que, de acordo com a pesquisa, estudar de última hora não funciona!!! E isso sabemos na prática, não é?? Eu, pelo menos, quase nunca fiz uso da “Prática distribuída” durante minha vida acadêmica.

- Teste prático
Teste prático
Os estudantes da área de exatas, sem dúvida alguma, podem confirmar a importância da resolução de exercícios!! Desde pequena escuto minha mãe dizer: “Só se aprende matemática resolvendo exercícios”. E, contra fato, não há argumento: a pesquisa científica comprovou que resolver questões de provas é até duas vezes mais eficiente que outras técnicas avaliadas.
Então, resolva muitos exercícios, realize muitos testes práticos relacionados ao conteúdo em estudo, pois é uma das melhores técnicas de aprendizagem. Os psicólogos responsáveis pela pesquisa apontam que a qualidade dessa técnica se deve aos vários formatos possíveis de aplicação: questões de múltipla escolha, testes do tipo “preencha a lacuna”, questões assertivas. Ao final de cada conteúdo, faça sempre os testes práticos e exercite aquilo que acabou de estudar.Quanto mais testes e exercícios resolver, melhor!!


2. UTILIDADE MÉDIA
Estudo intercalado, auto-explicação e interrogação elaborativa foram pontuados como técnicas de estudo de resultado médio pela pesquisa publicada pela revista Psychological Science in the Public Interest.

- Estudo intercalado de diferentes conteúdos
estudo intercaladoEsta técnica demonstrou ter bons resultados, principalmente, no aprendizado das matérias de ciências exatas, como matemática, física e estatística. Bem, eu achei estranho pois, pessoalmente, consigo ficar horas estudando matérias com cálculo, mas me perco facilmente quando preciso estudar qualquer conteúdo teórico.
Também, como professora universitária, sempre foi mais fácil prender a atenção dos alunos durante as aulas de Matemática Aplicada à Construção de Edifícios se for comparar com as aulas de disciplinas mais teóricas como Materiais de Acabamentos. A sala ficava lotada durante as aulas de matérias exatas ou de AutoCAD (bem prático, por sinal) mas, para manter os alunos interessados durante 4 aulas seguidas de disciplinas teóricas, sempre tive que usar a criatividade e fazer uso de ferramentas áudio-visuais (e nem sempre foi suficiente!!).
Pra falar a verdade, eu mesma me peguei dormindo algumas vezes nas aulas teóricas quando fazia mestrado. Mas, se era uma matéria de cálculo como Orçamento de Obras, por exemplo, dai eu ficava até o último minuto.
A pesquisa comprovou que é mais efetivo estudar  intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória que estudar tópicos de uma só vez. O principal benefício desta técnica é fazer com que a pessoa se mantenha mais tempo estudando.
Misturar diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos é eficiente porque, toda vez que retomamos um conteúdo visto anteriormente, acessamos a memória de longo prazo, o que faz com que o cérebro relembre algo, ajudando a fixar o conteúdo que não foi visto nos últimos minutos.

- Auto-explicação
auto explicação falando no espelhoVocê explicando pra você mesmo o que acabou de estudar (isso ficou :(estranho!!). É como se pensasse em voz alta. Eu nunca fui fã desta técnica, mas meu marido só estuda desta forma e já passou em vários concursos públicos. Prova de que uma técnica de estudo, mesmo sendo avaliada com eficácia média por uma pesquisa científica, pode ter um ótimo resultado dependendo do perfil da pessoa.
De acordo com a pesquisa, a técnica só dá certo se o estudante entender o assunto e conseguir decodificar o que está aprendendo. Não adianta apenas “ler em voz alta” ou, ainda, “trocar uma palavra por outra”. Você realmente precisa compreender o que leu e explicar com as próprias palavras!
E o resultado só aparecerá se a técnica for aplicada durante o estudo. Se você deixar para mais tarde, descobrirá que já se esqueceu de  uma quantidade maior de informações e sentirá dificuldades de auto-explicar o conteúdo estudado em outro momento.

- Interrogação elaborativa ou Elaboração de perguntas
interrogação elaborativa
Sou menos fã ainda desta técnica que da anterior. Culpa de minha personalidade  imediatista e impulsiva. Não consigo ficar “filosofando”, quero terminar logo o que comecei a estudar, partir para o próximo tema.
Falei em ‘filosofar’ porque a técnica de interrogação elaborativa pressupõe a criação de explicações que justifiquem a veracidade dos fatos apresentados pelo texto. Para aplicá-la, é necessário fazer perguntas do tipo “Por quê” ao invés de “O quê”? Exemplos: “Por que isso foi criado?” ou “Por que isso faz sentido?”.
Mas é evidente que isso não é nada simples. Você precisa conhecer o tema, no mínimo, para fazer perguntas que tenham sentido. Então, ao estudar um assunto e elaborar perguntas, acabamos por acrescentar conhecimentos que já possuíamos anteriormente. E, ao investigarmos as origens do conteúdo em estudo, assimilamos melhor o que foi lido, afirma a pesquisa.
Essa técnica exige um esforço maior do cérebro e é melhor aplicada por estudantes mais experientes.


3. UTILIDADE BAIXA

Este resultado me surpreendeu demais… Afinal, contraria os métodos de estudo que aprendi durante minha fase “concurseira”. Os principais “magos dos concursos públicos” apostam em algumas técnicas avaliadas pela pesquisa dos americanos como de baixa eficácia: resumo, visualização, associação mneumônica,  releitura e grifo.

- Resumo
Resumos
“Fazer uma resenha” ou “resumir” destacando os principais pontos do texto sempre foi um método, digamos, intuitivo de estudarmos. Porém, segundo a pesquisa, esta técnica tem utilidade apenas para as provas escritas. Para provas objetivas o resultado é pouco satisfatório.
Apesar disso, o resumo ainda é melhor quando comparado às técnicas de grifar e reler os textos. Se você já tem habilidade em produzir resumos, não se preocupe, a pesquisa afirma que pode ser uma estratégia efetiva para pessoas com a sua capacidade.
O principal problema desta técnica de estudo é que nem todos os estudantes conseguem extrair  ideias essenciais de um texto. Na maioria das vezes, apenas reescreve tudo que leu usando palavras diferentes do texto original.

- Visualização ou Associação de imagens com textos
Mapa mental
Associar imagens com textos é uma das técnicas mais queridas e defendidas pelos concurseiros. Porém, só tem resultado satisfatório para memorização de frases, mas não funciona quando se trata de textos longos, aponta a pesquisa dos psicólogos americanos. Essa foi a conclusão a que chegaram após pedirem para alguns estudantes que imaginassem figuras durante a leitura de textos.
Além da transformação das imagens mentais em desenhos não ter demonstrado aumento no processo de aprendizagem, ainda trouxe o inconveniente de limitar os benefícios da imaginação.
Independentemente do que diz a pesquisa, eu gosto desta técnica (talvez porque seja arquiteta… e arquitetos gostam de desenhar e de usar a imaginação). Já me ajudou muito em provas, mas realmente só usei para frases com poucas palavras. Mas existem pessoas que passaram em concursos públicos cobiçadíssimos aplicando a técnica da visualização (ou memorização como preferem alguns). O resultado da pesquisa tampouco invalida o uso de mapas mentais para estudos, pois estes não se baseiam apenas em desenhos mas, também, na conexão de ideias e conceitos, como bem colocado pela matéria do site Mude.
De acordo com o artigo do Guia do Estudante, outro site que consultei para fazer este post, o método da visualização “pode ajudar a formar uma narrativa, de modo a organizar o assunto de uma maneira mais clara a partir das imagens. A associação de imagens foi classificada como de baixa utilidade porque os pesquisadores não conseguiram identificar com clareza em quais situações o método dá certo”.

- Mnemônicos ou Associação mneumônica
Palavra-chave-1
Nunca tinha ouvido falar na palavra “mnemônicos”, mas já apliquei muito a técnica mesmo sem conhecer sua definição, que tem relação com a memória ou algo fácil de ser lembrado como, por exemplo, o uso de palavras-chave ou siglas.
Quem não se lembra da “Fórmula do Sorvete” (S= So + V.t) ou do macete para decorarmos a 2ª Lei de Newton, associando a fórmula (Fr = m.a) ao texto “Ferre-se Maria”??
Pois esta técnica de nome complicado foi considerada de baixa eficácia. Assim como a associação de imagens com textos,  as siglas e palavras-chave foram reprovadas pela pesquisa para aplicação em textos longos. Então, a dica é utilizá-las apenas em casos específicos e, de preferência, um pouco antes da prova.
A pesquisa dos americanos  comprovou, ainda, que os mnemônicos só são recomendados e eficazes quando as palavras-chave são importantes e quando o material de estudo incluir palavras-chave fáceis de memorizar.

- Releitura
Releitura
Esta técnica só demonstra resultado efetivo quando realizada seguidamente. Se você gosta desta prática de aprendizagem, então a dica é reler o texto várias vezes, uma após outra, sem um grande intervalo de tempo entre uma leitura e outra.
Geralmente, a releitura é menos eficaz quando comparada às outras técnicas de estudo. Porém, a pesquisa demonstrou que, em alguns casos, reler certos tipos de texto seguidas vezes pode apresentar um melhor resultado que resumos ou grifos, se praticados por igual intervalo de tempo.
O difícil é praticar esta técnica quando estamos “viajando”, “interessadíssimos” no texto. Várias vezes já me peguei voltando sempre ao mesmo parágrafo simplesmente porque o assunto do texto não me instigava. Como diz um post que circula pelo facebook há alguns meses: “quando temos que estudar, até uma mosca voando se torna mais interessante que a matéria da prova”.

- Grifar textos
Grifando as partes importantes do textoQuem nunca grifou mais da metade de um texto enquanto estudava?? Nesta técnica surge o mesmo problema do resumo: a dificuldade do estudante em separar as partes realmente essenciais do texto. Confesso que eu tenho essa dificuldade, pois acho “quase tudo” importante. Um texto marcado por mim ficaria facilmente parecido com este ai da figura ao lado.
Muitos estudantes marcam grandes blocos do texto e, posteriormente, não conseguem distinguir claramente o que está destacado, pois o excesso prejudica a capacidade de lembrar o que foi grifado.
Além disso, a prática de grifar partes importantes da matéria estudada com caneta marca-texto foi considerada pouco efetiva pela pesquisa porque, ao fazer um grifo, seu cérebro não está organizando, criando ou conectando conhecimentos. Ou seja: quase não requer esforço!!

Maquiagem e truques para AUMENTAR o olho

TRUQUES E DICAS:
1. Usar lápis bege, branco ou nude na linha d’agua
2. Usar lápis preto ou marrom rente aos cílios inferiores e depois esfumar com um pincel
3. Fazer um traço com delineador ou com lápis escuro na pálpebra superior para seu olho não ficar caído.
4. Fazer um puxadinho ou gatinho com o lápis ou delineador para aumentar ainda mais.
5. Colocar a sombra escura somente no côncavo e um pouco acima dele fazendo uma linha esfumada
6. NÃO passar sombra escura por toda pálpebra, mas sim, somente como disse acima (5). Na pálpebra móvel passe sombras nudes, beges ou mais claras como base.
7. Corrigir a sobrancelha dando um leve arqueada na parte de cima e engrosse um pouquinho, para levantar o olhar e consequentemente deixar o olho maior.
8. Iluminar abaixo da sobrancelha com uma sombra cintilante clarinha.
9. Usar cílios postiços ou muitaa máscara para cílios
ASSISTAM O VÍDEO PARA APRENDER O PASSO A PASSO:
PRODUTOS USADOS:
Paint Pot Painterly, MAC
Paleta Naked Basics, Urban Decay
Paleta Naked 2, Urban Decay
Lápis Black Coffee, Lancome
Lápis bege, Vult
Máscara para cílios They re Real, Benefit
Máscara para cílios Lash Blast Volume, Covergirl
Batom vinho All out gorgeous, MAC

Espero que gostem! INSCREVAM-SE NO CANAL!
Obrigada por todo carinho e não esqueçam de me contar se conseguiram fazer igual em casa ok?!
Beijoss

CONTORNO FACIAL: quais produtos usar, como fazer - Contorno da Kim Kardashian

TUDO SOBRE CONTORNO FACIAL (contouring)
Primeiramente, vou mostrar novamente essas técnicas e algumas fotos:
1º – não existe uma regra, pois cada formato de rosto pede um tipo de contorno. Vc precisa conhecer seu rosto(dica: tire um foto de frente só do seu rosto e analise o que precisa ser destacado e o que necessita sem aprofundado/ diminuído) . 
2º – lembre-se que: tudo o que vc escurecer vai aparentar menor/ ‘mais fundo’; tudo o que vc clarear irá “para frente”, destacará.
3º – contornos mais elaborados devem ser feitos com produtos cremosos e usar o pó no final para acentuar ainda mais (perfeitos p/ festas e dias de fotos); contornos mais leves e naturais ficam melhores apenas com o combo: pó bronzeador e corretivo (perfeito para o dia e a dia). Mas nada é regra, faça o que vc se sentir melhor ;)
cats
cats2O contorno da Kim Kardashian ficou super famoso depois que ela publicou essas fotos:
kim1
Agora deu para ter mais um ideia de como o efeito dessa técnica é incrível né?! Agora, vamos às dúvidas de vcs???
  • QUAIS PRODUTOS USAR:
1º opção: corretivo cremoso
nas fotos acima, foram usados corretivos para fazer esse efeito. Existem paletas que já vem com várias cores de corretivo cremoso, elas são ótimas para isso, pois já têm o claro e o escuro. Se quiser, use os que tiver em casa, mas lembre que precisará de um corretivo 2 a 3 tons mais claros que sua pele para iluminar e camuflar  E um corretivo uns 3 tons mais escuros para contornar/definir.
1Essas maiores, não são interessantes para quem não usa tanto maquiagem, mas vc encontra por um preço superrr baixo comprando pelo Ebay ou Ali Express (10 dólares em média). Os produtos não são ruins, pelo contrário, super pigmentados. A única coisa chata é que demora uns 2 meses para chegar! Vou deixar os links de todos os lugares que vcs podem encontrar esse tipo de paleta.
Caso queria só 2 corretivos (um claro e outro escuro) compre de qualquer marca que se identifique ok?
Coastal Scents – concealer palettes - http://www.coastalscents.com/makeup/face/concealer.html
EBAY – paleta de corretivos para contorno - http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.Xconcealer+palette&_nkw=concealer+palette&_sacat=0&_from=R40
BH Cosmetics – concealer palette http://www.bhcosmetics.com/products/10-Color-Camouflage-and-Concealer-Palette
Ali Express – paleta de corretivos para contorno - http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=concealer+palette&catId=0&initiative_id=AS_20140121052129
MAC paleta de corretivos  (produto de alta qualidade)
http://makeupdelivery.iluria.com/pd-ba768-paleta-de-corretivos-medium-ou-light.html?ct=25507&p=1&s=1
2ª opção: corretivo líquido
Fica menos pesado do que com o corretivo cremoso, porém, é mais difícil de esfumar perfeitamente. Compre um uns 3 tons mais claro que sua pele e outro uns 3 tons mais escuro (siga sempre essa “quase” regra). Nada impede que vc use líquido para iluminar e cremoso para contornar ou vice versa. Ok?
corret
3ª opção: blush cremoso
O blush em creme é uma outra opção para o contorno escuro. O que eu mais gosto é o Pro Sculpting Cream da MAC,  pois é fácil de esfumar e são aqueles cream -to-powder (textura cremosa que transforma em pó)! Ou seja, ideal para fazer o contorno (partes escuras). A minha cor é a Copper beech, mas têm uns marrons mais claros e outros mais escuros, além disso, eles fizeram o blush clarinho para fazer as partes iluminadas! Top né? São 6 cores: Accentuate, Naturally Defined, Pure Sculpture, Coffee Walnut, Copper Beech, Richly Honed.
Mas, como sempre falo, se vc gostar de outra marca ou já tiver um blush cremoso marrom na sua casa, claaaro que não precisa comprar esse da Mac (é só uma sugestão) :)
cats
4ª opção: base líquida
Para um contorno bem mais natural, use base líquida. É só seguir aquela “regrinha”: uma base mais clara nas partes que quiser ressaltar e uma base mais escura que sua pele para contornar! Use a que tiver em casa, a marca não importa. E também não precisam ser da mesma marca…se tiver uma clara da Mac e uma mais escura da Maybelline use sem problema nenhum ;)
131
5ª opção: pó
A ultima opção, é vc aplicar sua base líquida de costume (aquela da cor exata da sua pele) e depois utilizar um pó bronzeador SEM BRILHO para contornar ou então uma sombra marrom Matte qualquer que vc tenha casa. E para as partes claras continuo preferindo fazer com o corretivo, mesmo quando vou usar só o pó para contornar. Vc também pode comprar um pó uns 3 tons mais claros para aplicar na área mais clara ok? Vai de vc! ;)
Como eu disse, quando quero uma pele supperrrr bem acabada para festas, casamentos etc… faço primeiro o contorno com produtos líquidos ou cremosos e depois por cima desse contorno refaço com os pós. (vou fazer vídeo ensinando prometo).
12Gente e um pó que está sendo o meu favorito é o Pó compacto da VULT (cor 6 – que é bem escura). Fiz um post sobre ele http://dicadebeaute.wordpress.com/2014/02/04/contorno-facial-x-po-bronzeador-vult/
Essas paletas que já vem o pó claro e o marrom são ótimas e baratíssimas! Vou deixar os links onde encontrar:
Coastal Scents – paletas pó facial - http://www.coastalscents.com/makeup/face/face-palettes/pl-008.html
EBAY – Paleta de contorno em pó - http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=concealer+palette&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR11.TRC1.A0.Xcontourpalette&_nkw=contour+palette&_sacat=0
BH Cosmetics – Contour and Blush Palette - http://www.bhcosmetics.com/products/Contour-Blush-Palette
DE PRODUTOS SÃO ESSAS AS OPÇÕES!!! PRA VCS VEREM QUE PODE SER FEITO COM UMA INFINIDADE DE PRODUTOS!!! NÃO EXISTE ‘O’ PRODUTO CERTO PARA ISSO.
Agora, a segunda dúvida frequente é:
  •  COMO ESFUMAR/DISFARÇAS AS LINHAS do contorno
Prometo que farei um novo vídeo ensinando isso. É bem mais fácil aprender vendo do que lendo (eu acho!). Mas osegredo é ir dando batidinhas com um PINCEL OU ESPONJA em cima das linhas feitas, sem esfregar para não “apagar” o efeito!
Eu fazia com pincel (F82 da Sigma), mas depois que comecei a fazer com minha Beauty Blender (melhor esponja ever!) nunca mais usei o pincel pra isso. O acabamento fica mais bonito e preciso. Não, vc não precisa comprar uma, qualquer esponjinha nesses formatos servem!
DICA!!!: se já possuir muitas linhas expressão e/ou a pele muito seca —-> UMEDEÇA A ESPONJA ANTES DE DAR ESSAS “BATIDINHAS” NA PELE. Vc pode umedecer na água ou em algum fixador de maquiagem (Ex. Fix Plus da MAC). Essa umedecida também ajuda a dissolver os produtos, isso facilita na hora de mesclar o tom escuro no claro! Caso vc perceba que o contorno está MUITO marcado e quiser que fique mais mesclado, coloque umas gotinhas da sua base (aquela da cor da sua pele) na esponja e dê mais batidinhas na área de transição do escuro para o claro (deu pra entender? hehe - depois mostro em vídeo)!
esfumar
Le Lis Blanc Beauté também tem uma esponja em gota parecida com a Beauty Blender! Ela só é mais dura. Mas é legal para quem não quer pagar tão caro numa esponja. ;)
Essas esponjas “pizza” são fáceis de se encontrar em lojas de cosméticos e farmácias! E são super baratas!
VÍDEO:

Produtos que podem ser usados para contornar e iluminar:
Base bem mais escura que o tom da sua pele e uma um tom mais clara – dica: FOREVER, Dior
Iluminador escuro e iluminador claro – dica: Radiant Concealer Vanilla, Nars e Corretivo, MAC NW 40
Blush em creme – dica: Cooper Beach, MAC

LISTA DOS PRODUTOS USADOS:
Primer Porefessional, Benefit
Blush creme Cooperbeach, MAC
Radiant Cream Concealer Vanilla, NArs
Pó compacto Shiseido 060
Pó translúcido Pep+prime, MAC
Pó bronzeador Natural 1, Bobbi Brown
Blush Dame, MAC
Iluminador Copacabana, Nars
Iluminador em pó Soft and Gentle, MAC

Base, protetor, filtro - tudo para pele oleosa e passo a passo!!!


se tem uma coisa que eu odeio é aquela pele brilhante e oleosa. Durante a noite, não temos tanto essa problema, mas durante o dia o dilema é maior. Afinal, não paramos de nos movimentar… tem o sol, o calor…sem contar que são horas e horas antes de acabar o dia corrido que eu sei que a maioria tem.

Pensando nisso resolvi fazer esse post com algumas dicas para amenizar esse problema ‘oleoso’.
Quando sei que vou ficar muito tempo na rua ou quando vou viajar e, que preciso que minha pele fique sequinha durante horasss… uso essa dupla:
oleosa
pele
Os protetores da ROC são ótimos. Sou suspeita em falar, pois uso há uns 5 anos. Tanto o de FPS 70 como o de FPS 30 são bons. Os dois deixam a pele bem matificada, sequinha e protegida. A única diferença entre os dois é na textura. O 70 é mais seco (se vc não espalha rápido, depois ele pode até esfarelar), o 30 é mais leve. No momento, estou usando o 70, mas vou intercalando entre os 2 hehe.
A Base Pure Makeup da Mabelline é ótima para o dia a dia. As vezes chego a usá-la até para festas (só aqui coloco 2 camadas). Quando alguma cliente chega falando que a pele é mega oleosa procuro usar ela como base e outra base por cima. O efeito fica show! Ela realmente não deixa a pele brilhante. Sem contar que o preço é bemm amigo né?! Com uns 30 reais vc compra ela na maioria das farmácias de rede.
Quando minha pele precisa de hidratação:
pele3
Geralmente hidrato bem minha pele a noite, antes de dormir. Mas gosto muito de hidratá-la durante o dia também. Quando não preciso daquela pele MEGA seca, gosto de usar esse hidratante da Neutrogena para peles oleosas. Ele é ótimo, não oleoso, deixa minha pele macia e hidratada na medida. E o melhor, ele tem 30 de FPS. As vezes passo ele sozinho quando não vou usar maquiagem ou então passo um BB cream por cima. O efeito é top e recomendo para peles mistas e oleosas.
Quando estou com pressa e quero proteção + cor em 1 só produto:
pele2
Os BB creams, CC creams e protetores com cor são uma ótima opção para quem quer proteção e cor num único produto. Poupa um pouco de tempo né?! rs.
Para peles oleosas gosto desses 3:
1) BB cream da Loreal (baratex que encontramos em farmácias): ele é bem fluído, cobertura leve e natural. Gosto muitooo!!!! O efeito é incrível para quem não quer parecer maquiada.
2) CC cream da Clinique: ele é mais caro que os outros, mas tem agentes clareadores e proteção solar 30. Gosto bastante, pois tem a cobertura de uma base.
3) Protetor fluído tonalizante da Adcos: cobertura média, 40 de FPS, não oleoso. Meu queridinho para quando vou viajar ou estou na praia. Protege demaissss, sem contar que deixa minha pele super bonita e homogênea.
ALGUMAS DICAS para manter a pele livre de oleosidade:
- Antes de se maquiar lave o rosto com água bemmm gelada, isso ajuda a fechar os póros e controlar a oleosidade.
- Leve aqueles lencinhos anti-brilho dentro da bolsa. Sim, eles funcionam. Tiram a oleosidade sem tirar a maquiagem. Uso os da Le Lis Blanc Beauté.- Depois de aplicar a base ou BB cream dê batidinhas com uma esponja – ela deixa um acabamento bonito, além de tirar os excessos do produto.

PREPARAÇÃO DA PELE

QUEM NÃO QUER UMA MAQUIAGEM QUE DURE MUITO, NÃO É MESMO?! 
Ninguém merece quando o rosto fica todo manchado, porque o blush acaba saindo, a base encorrendo, o lápis de olho borrando etc.
A preparação da pele é quase mais importante que a maquiagem em si. Lá vai um manual básico dessa preparação. Não é toda a maquiagem, mas somente a base dela. Vamos aprender por partes.
1) PRIMEIRO PASSO: LAVAR O ROSTO
Lave o rosto com um sabonete facial ideal para o seu tipo de pele:
a) PELE OLEOSA? 
Effaclar da La Roche é ótimo. Além de não conter álcool, nem parabenos, nem sabão em sua composição. Mantém a pele bem sequinha. Outra opção é o Normaderm da Vichy. 
Imagem
2) SEGUNDO PASSO: TONIFICAR
Aplicar um tônico facial é tão importante quanto lavar o rosto, pois ele deve fazer parte da rotina de limpeza. O da Clarins é incrivelmente bom !!! Tem para todos os tipos de pele, não possui álcool nem parabenos.
Imagem
3) TERCEIRO PASSO: HIDRATAR
a) PELE OLEOSA?Neutrogena Ultra Light para peles oleosas. Possui 30 de FPS e não deixa oleosa. Outra opção: protetor solar da ROC, Minesol FPS 70 ou 30.
Imagem
4) QUARTO PASSO: PRIMERO The PoreFessional da Benefit é muitoooooooo bom! A textura que ele deixa na pele é diferente de todos os outros que já usei. Gosto muito mesmo!!! O primer vai diminuir visivelmente os poros e linhas de expressão, além de fixar a maquiagem.Aplico com a mão mesmo.
Imagem
5) QUINTO PASSO: PRIMER PARA OS OLHOS
Antes achava que não fazia muita diferença mas faz muita!!! A sombra não apaga, não escorre, fica bem mais dificil de borrar enquanto vc aplica e dura absurdamente mais em seus olhos!!!!
Paint Pot da MAC, cor: Painterly 
Imagem
Aplico com o pincel: P80 da Sigma (cerdas sintéticas):
Imagem
6) SEXTO PASSO: BASEAgora é só iniciar sua maquiagem. Utilize a melhor base para seu tipo de pele. Em breve farei um post só sobre bases. Mas vou dar duas sugestões:
a) PELE OLEOSA:
Dior Forever
Imagem
Aplico com o pincel F80 da Sigma – ele é incrivelllll pra aplicar base. Deixa com um acabamento perfeito. Amo de paixão.
F80
7) SÉTIMO PASSO: CORRETIVO
Vc deve analisar sua pele primeiramente.
a) Possui rugas/linhas de expressão na região dos olhos? Ou a pele seca? Se sim, utilize apenas corretivos líquidos:
Como o Select Cover Up da MAC :
mac




  b) Possui olheiras normais e pele normal ou oleosa? Priorize os corretivos em creme.
Como o Studio Finish Concealer da MAC: 
{2DE98CF1-7E64-493E-9A0F-24EBBFD2B2F1}_img_vertical1 



c) Possui olheiras acentuadas? Bem roxas? Utilize corretivos amarelos antes do de cor normal. O amarelo neutraliza o roxo.
Como o Yellow da Mary Kay: (tem um da Contém 1g que é bom também)
yellow




 8) OITAVO PASSO: 
Utilize o pó facial de sua preferência. Existem milhares bons. Na verdade, acho que vc deve dar mais importância para base líquida do que para pó.
Gosto muito do da Shiseido Sun Protection Compact Foundation:
images (3)
E aí é só fazer sua maquiagem normalmente: contorno facial, blush, iluminador, correção da sobrancelha, sombra, rímel, batom.
ULTIMO PASSO DEPOIS DE TODA A MAQUIAGEM JÁ FEITAPRIMER EM PÓ
MAC, PREP + PRIME
images (2)